A direção atual tem como objetivo manter uma gestão com o contato permanente com alunos, professores e funcionários, visando sempre a melhoria das condições necessárias para a realização de suas atividades, bem como dos cursos e programas de graduação, pós-graduação do Instituto. Atualmente a direção é exercida pelo Dr. Marcelo Salabert Gonzalez e pela Dra. Cinthya Simone Gomes Santos.
A história do Instituto de Biologia (EGB) da Universidade Federal Fluminense teve seu começo com a união de alguns professores oriundos do Instituto Biomédico em prol de um objetivo comum, a criação do EGB. O processo se iniciou em 22 de julho de 1970, com a resolução nº 75/70 do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) tendo sua implantação definitiva em 20 de abril de 1983 pela resolução nº 37/83. O magnífico Reitor Profº José Raymundo Martins Romeo designou então o Profº Jorge Silva Paula Guimarães como o primeiro Diretor “Pro Tempore” em 10 de novembro de 1982 nos termos da portaria nº 9329, exercendo o cargo até 03 de abril de 1987, quando foi sucedido pelo Profº Mauro Pereira de Carvalho Salek.
O Instituto foi originalmente uma das unidades do antigo Centro de Estudos Gerais (CEG) que foi extinto. Agora ele é uma unidade da UFF. Era situado no Morro do Valonguinho no Centro da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, onde ocupava dois prédios e um anexo: 1) Prédio de Pesquisa e Pós-Graduação, que totaliza uma área construída de + 2.000 m2, onde se localizavam os cinco departamentos (GNE, GCM, GBM, GBG, GIM) que constituem o Instituto com seus respectivos Laboratórios de Pesquisas. 2) Prédio de Aulas, também conhecido como Espaço Multidisciplinar do Instituto de Biologia, onde se localizava primariamente a direção, a secretaria, o Laboratório de Informática e as salas de aulas teóricas e práticas. 3) Prédio Anexo onde permanece até hoje o setor de Botânica que possui salas de aula e laboratórios para o ensino e pesquisa na área de Botânica.
Hoje o Instituto de Biologia está situado no prédio M, Campus Gragoatá, no bairro São Domingos em Niterói,
O Instituto foi originalmente uma das unidades do antigo Centro de Estudos Gerais (CEG) que foi extinto. Agora ele é uma unidade da UFF e está situado no prédio M, Campus Gragoatá, no bairro São Domingos em Niterói, onde funcionam todos os departamentos (GNE, GCM, GBM, GBG, GIM) e pós graduações. Já o Hortoviveiro permanece no Campus Praia Vermelha no Centro de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. E o Herbário permanece no campus Valonguinho no Centro de Niterói.