Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)
Tradicionalmente, a Biologia é considerada como um campo multi e interdisciplinar que, devido a licenciatura e a relação direta com a divulgação científica, tem demandado mais recentemente diferentes competências do pesquisador para uma maior mobilidade, eficiência e produtividade dentro de sua área de atuação.
Com essas características de atendimento acadêmico, o Instituto convive diariamente com as concepções de diversidade, interdisciplinaridade e com a necessidade de inclusão de todos os alunos em seu ambiente universitário, incluindo alunos cadeirantes, deficientes auditivos e visuais e autistas, dentre outros.
A concepção de inclusão do PGCTIn se trata de uma atitude proativa de mudança para o trabalho pedagógico com diferentes indivíduos. Além da diversidade de um público-alvo de políticas de inclusão que apresenta deficiências de diversos tipos: intelectual, física, sensorial, comunicacional (transtornos do espectro do autismo) e múltipla, se inclui nessa perspectiva os alunos com altas habilidades ou superdotação localizados no ensino formal ou não-formal em diferentes contextos sociais: campo, quilombolas, aldeias indígenas, entre outros.
Instituto de Biologia (EGB) da Universidade Federal Fluminense teve seu começo com a união de alguns professores oriundos do Instituto Biomédico em prol de um objetivo comum, a criação do EGB.
Instituto de Biologia
Bloco M - Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis - São Domingos, Niterói - RJ, 24210-201
(21) 2629-2488
(21) 2629-2500
secretaria.egb@id.uff.br
Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados